Experiências com o centro de gravidade

Todos os corpos sobre a Terra sofrem a ação da gravidade. É a gravidade que determina, por exemplo, o peso corporal. Apesar da gravidade atingir toda a massa que forma um corpo, existe um ponto ao redor do qual o peso corporal se equilibra igualmente em todas as direções, não importanto a posição em que o corpo se encontra: é o centro de gravidade. No corpo humano, a posição do centro de gravidade coincide com a posição de um outro ponto, o centro de massa. Também chamado de centróide de massa, é o ponto ao redor do qual a massa corporal se equilibra. A posição do centro de massa determina, dentre outras coisas, o equilíbrio. A estabilidade de um corpo em equilíbrio depende  da posição da linha de ação do peso corporal (que passa pelo centro de massa) em relação à base de sustentação (ou base de apoio), do peso corporal, e da altura do centro de gravidade em relação à base. Portanto, quanto maior a base de sustentação, quanto mais próximo do chão estiver o centro de gravidade e quanto maior for o peso corporal, mais estável será a posição.

Podemos tomar como exemplo o sumô. Nessa luta japonesa, o objetivo é fazer com que o adversário toque o chão com qualquer parte do corpo que não seja os pés ou jogá-lo para fora do ringue. Os atletas precisam ter uma boa estabilidade e quilíbrio para serem bem sucedidos e, além de contar com o aumento do peso corporal, aumentam a base de sustentação e aproximam o centro de gravidade de chão a partir do afastamento dos membros inferiores e flexão dos joelhos.

O centro de gravidade é um conceito, e não um ponto material. Por isso às vezes é difícil imaginar que ele possa mudar de lugar e estar até mesmo fora do corpo.

Mas podemos vivenciar a relação entre a mudança de posição do centro de massa e o equilíbrio a partir de algumas experiências. Veja algumas sugestões nos vídeos abaixo.

Alguém tem mais alguma sugestão? Compartilhem suas experiências!

About these ads

2 Respostas

  1. [...] The busiest day of the year was 24 de novembro with 126 views. The most popular post that day was Experiências com o centro de gravidade. [...]

  2. Todos os corpos sobre a Terra sofrem a ação da gravidade. É a gravidade que determina, por exemplo, o peso corporal. Apesar da gravidade atingir toda a massa que forma um corpo, existe um ponto ao redor do qual o peso corporal se equilibra igualmente em todas as direções, não importanto a posição em que o corpo se encontra: é o centro de gravidade. No corpo humano, a posição do centro de gravidade coincide com a posição de um outro ponto, o centro de massa. Também chamado de centróide de massa, é o ponto ao redor do qual a massa corporal se equilibra. A posição do centro de massa determina, dentre outras coisas, o equilíbrio. A estabilidade de um corpo em equilíbrio depende da posição da linha de ação do peso corporal (que passa pelo centro de massa) em relação à base de sustentação (ou base de apoio), do peso corporal, e da altura do centro de gravidade em relação à base. Portanto, quanto maior a base de sustentação, quanto mais próximo do chão estiver o centro de gravidade e quanto maior for o peso corporal, mais estável será a posição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: